O primeiro médico procurado foi um Urologista em Guarulhos. Ele pediu o espermograma. Depois pediu mais outro... e por indicação resolvemos procurar um Andrologista (o médico especialista para homens). Meu GO, Dr. Rubens do Val indicou o Dr. Claudio Gorga, que fica no Ipiranga em SP. E lá fomos nós para bateria de novos exames...



Espermograma 1:


- 3 dias de abstinência

- Quantidade: 6 milhões (normal acima de 20 milhões)

- Baixa Motilidade e Qualidade.


Espermograma 2:

- 5 dias de abstinência
- Quantidade: 12 milhões

- Piora na qualidade (maior parte amorfo e imóveis)

Capacitação Espermática:


- 4 dias de abstinência

- Quantidade: 12 milhões

- 0% Móveis A e B

- 50% Amorfo

- 50% Imóveis

- 1% Ovais (que são os melhores)


Fragmentação do DNA Espermático:


- 74% (normal até 30%)

Este exame foi novidade para nós... o convênio sequer cobriu e ele foi bem salgadinho... a pedido do médico, foi feito em um laboratório chamado Labor Labis. Depois pude entender um pouco mais do exame e para quem possa interessar, vai a explicação:


" A fragmentação do DNA espermático é uma recente descoberta de infertilidade masculina. Utilizando método TUNEL (Transferase-mediated dUTP nick-end labelling) para avaliar fragmentação de DNA, mostra que a presença de altos níveis de fragmentação tem estreita relação com insucesso gestacional. O teste possui dados bastante objetivos e mostra claramente que espermatozóides morfologicamente normais e móveis podem apresentar níveis altos de fragmentação do DNA. O valor de corte estabelecido para sub/infertilidade é de 30% para o índice de fragmentação do DNA. Valores acima deste limite não excluem a possibilidade de fertilização normal, desenvolvimento embrionário e uma gestação a termo, porém está associado com uma redução significante de gestação e aproximadamente o dobro de abortos. Portanto, indivíduos que apresentam o exame de espermograma normal podem ser portadores dessa desordem.

A fragmentação do DNA pode resultar de múltiplos fatores como: dieta, uso de drogas, febre alta, temperatura testicular elevada, poluição, fumo e idade avançada. Com exceção da idade, a exposição a estes fatores pode ser transitória, havendo uma melhora da fragmentação do DNA com o decorrer do tempo. O indivíduo que possui o teste positivo pode se beneficiar através do tratamento com agentes anti-oxidantes como a vitamina C e E antes de se submeter a fertilização, ou também ser submetido a uma biópsia testicular onde se encontram espermatozóides sem ou com baixo índice de fragmentação. "

Bom... após estes resultados desastrosos, fomos indicados a procurar uma FIV, mais precisamente a ICSI. Começamos então as buscas por uma clínica apropriada (isso significa qualidade e preço).

A clínica que o Andro do marido trabalha estava totalmente fora de cogitação (preço médico R$14.000 sem medicamentos).

Foi então que mais uma vez uma amiga que é como uma irmã apareceu na minha vida para indicar uma clínica que o conhecido fez tratamento.... a esposa grávida de trigêmeos e a cunhada de uma menina......... inspirador, não?

Dia 07/04. Foi esta data em que decidi por que mãos meu sonho se tornará realidade. A clínica é a Monteleone o médico, Dr. Pedro Augusto. Foi um dinheiro muito bem investido.... e que me encheu de esperança...

Tanta coisa ainda para ver... como conseguir $$, onde comprar os medicamentos.... mas o principal, quando essa bendita menstruação dará as caras para efetivamente começarmos o tratamento... mês passado foi dia 25... atrasou 8 dias... alguém aí tem uma dica para este mês??




2 comentários:

li-dublin disse...

Miii
To muito, muito orgulhosa de vc e do Ma!
Eu sou testemunha do quanto voce sonha com este momento e torco por isso com todas as minhas forcas!!!
Deus eh grande e vai recompensa-los pelo esforco!
Me passou pela cabeca agora que posso ganhar sobrinhos e nao soh um!! Que legal! Vou adorar!
Afinal eu sou louca por criancas!
Sempre esteve em minhas oracoes, agora mais intensamente! Sou sua aliada incondicional nessa luta!
Amo vcs!!
beijos,
Li

Anônimo disse...

Xuxuuu!!
Parabens pelo blog. Com certeza te ajudará nesta fase!
Que Deus te abençoe muuuito e que ano que vem a familia ganhe mais um ou dois bebes!

Te amo muuuito!

Postar um comentário